Do mundo para Minas

January 23rd, 2013Trilha do minérioNenhum comentário »


Visualizar Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale em um mapa maior

por Mateus Fagundes
A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale é uma associação de movimentos sociais, sindicatos e grupos ambientalistas que questionam as ações da companhia nos locais em que ela está instalada. Participam do movimento brasileiros, argentinos, chilenos, peruanos, argentinos, moçambicanos, canadenses e indonésios que, como relatam em sua página, estão em “busca de um desenvolvimento que alcance de forma igualitária a todos os cidadãos e respeite verdadeiramente o meio ambiente, os direitos humanos e a vontade própria das comunidades tradicionais”.

Em junho do ano passado, durante o seu encontro anual, o grupo divulgou o Relatório de Insustentabilidade Vale 2012. O documento traz dados sobre os impactos sociais e ambientais e as violações de direitos humanos que a empresa é acusada de praticar, entres eles a associação com a construção da Usina de Belo Monte. A companhia declarou que o investimento faz parte de sua estratégia de negócios.

Em outro ponto, o levantamento cita as greves de trabalhadores no Canadá, que reivindicavam aumento de salários e a manutenção dos empregos. A paralisação durou quase um ano. Em seu site, a empresa disse que respeita a atuação dos sindicatos e que a empresa adotou a mesma política que usa com funcionários brasileiros.

Saiba mais:
Articulação Internacional dos Atingidos Pela Vale
Relatório de Insustentabilidade Vale 2012

 

« De Minas para o mundo
Sou mineiro e sou de ferro »

Tags

Nenhum comentário