Sou mineiro e sou de ferro

January 23rd, 2013Mariana Trilha do minério2 Comentários »

As reações que a atividade minerária provoca na população. Este é o tema central do documentário “Sou mineiro e sou de ferro”, que a Revista Dois Pontos produziu para a série “Trilha do Minério”. Para ele, a equipe entrevistou três moradores da cidade de Mariana: a socióloga e professora da Universidade Federal de Ouro Preto Giulle da Mata, o professor e geólogo Cristiano Casimiro e a ex-vereadora Aída Anacleto (PT). Giulle é professora na área de Cultura Brasileira e estudiosa de Ética, e nos apresentou a “ética do garimpo”. Cristiano atua na defesa do patrimônio histórico da cidade. E Aída trabalha com a valorização da cultura local. Os três integram a associação Mariana Viva. As entrevistas foram realizadas em março de 2012.

O documentário é dividido em quatro partes, disponíveis abaixo. Na parte 1, você confere as opiniões dos entrevistados sobre o relacionamento das mineradoras com a cidade de Mariana.

Na parte 2, os entrevistados discutem a precarização da infra-estrutura no município, por conta do crescimento populacional.

Na parte 3 o assunto é a possibilidade de reativação da Mina Del Rey, nos arredores de Mariana, e a articulação dos moradores na tentativa de impedir a ação.

Existem alternativas à mineração? É sobre isso que trata a quarta e última parte de “Sou mineiro e sou de ferro”.

« Do mundo para Minas
Uma cidade feita de minério »

Tags

2 Comentários

  1. Joyce Afonso says:

    Meninos, parabéns, de verdade. Vocês foram muito felizes e competentes nesse TCC, com certeza, o melhor que tive a oportunidade de ver do nosso curso até hoje.

    • revistadoispontos says:

      Oi Joyce. Agradecemos os elogios. Continue acompanhando, tem coisa por vir ainda. =D